"" ✔ Reained All Night: Nutrientes da dieta para emagrecer

Nutrientes da dieta para emagrecer

Em tempos de festa junina você sofre com a dieta? Bem, é difícil escolher entre essas delícias nas festas juninas, né? O curau é uma espécie de creme feito com espiga e amido de milho, além de leite e açúcar. Já o cuscuz tradicional, cuja receita leva farinha de milho floculada, sal e água, fica parecido com um bolo. Apesar de o primeiro ser menos calórico, o segundo concentra mais fibras. "Essas substâncias estão associadas à saciedade e ao bom funcionamento do intestino", elogia Flávia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, na capital paulista. No final das contas, ambas as preparações podem ser apreciadas sem peso na consciência. Basta moderação. "Elas têm como base o milho, um alimento rico em carboidratos, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B e E", informa Flávia. Se você prefere o curau, mas é alérgico ou intolerante à lactose do leite, uma dica: dá para fazer o doce com bebida vegetal de arroz. No quadro ao lado, o duelo é entre as versões clássicas dos pratos.

Mais nutrientes à mesa




Cresce o número de alimentos tornados mais nutritivos no laboratório c om a ajuda da ciência,
em pouco tempo será possível dar uma turbinada no valor nutricional da dieta para emagrecer sem sacrifício. Veja só: na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, foi desenvolvida uma variedade de tomate que chama a atenção por ser roxa. A cor está associada à presença de antocianina, um antioxidante que dá as caras na casca da uva. O tipo inédito não deixa de conter licopeno, aquele famoso antioxidante que confere o tom vermelho original ao alimento. "O tomate é a hortaliça mais consumida no mundo. Por isso, é interessante enriquecê-lo com essas substâncias benéficas", avalia o professor Lázaro Eustáquio Pereira Peres, líder do projeto. Uma grande vantagem é que a produção não é transgênica. "Empresas interessadas em lançá-lo não teriam gastos burocráticos", informa. Em cerca de cinco anos o novo tomate poderia chegar às gôndolas.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vem investindo no aumento dos níveis de ferro, zinco e betacaroteno em alguns alimentos. O feijâo-carioca e o feijão-caiupi, o milho, o arroz, a batata-doce, a abóbora, além da mandioca amarela, ganharam variedades mais nutritivas. "A intenção é melhorar o aporte nutricional especialmente das crianças que frequentam creches e escolas", diz o pesquisador José Luiz Viana de Carvalho, do Rio de Janeiro.
"Diabéticos podem tomar água de coco e caldo de cana?"
Apesar de ambas serem bebidas naturais sem adição de açúcar refinado, quem tem a doença precisa ficar atento na hora de consumi-las. "O caldo de cana é rico em sacarose, açúcar simples que causa o aumento rápido da glicemia. Isso representa um risco para os diabéticos", aponta a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo. "A água de coco também contém uma taxa alta de carboidratos, que se transformam em glicose e elevam os níveis açucarados no sangue", explica Cynthia. A recomendação para indivíduos com diabete é se refrescar com sucos de fruta diet e chás gelados com adoçante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário