"" ✔ Reained All Night: Diminuir o sal para emagrecer

Diminuir o sal para emagrecer

Um assunto recorrente aqui no site é sal. E aqui vou dar pitadas de bastidores. Se você fosse um mosquitinho e pudesse bisbilhotar as reuniões de pauta deste blog, provavelmente aterrissaria em algum canto confortável da sala, cansado de voar de um lado para outro. É que esses encontros duram um bocado. Ouso dizer que — atenção, equipe, eu sei! — levo a fama de falar muito, e, com a minha participação, digamos, entusiasmada, a tendência é que demorem ainda mais. Que bom. Não há momento mais fascinante no ciclo de fazer uma revista. É quando escutamos vozes. Calma, não somos loucos, mas imaginamos até mesmo sua voz. Sim, a sua. O que você quer, afinal? E trazemos outras vozes, a dos cientistas que vivemos ouvindo para caçar tudo o que é novo, o que é bom, o que é importante para a população. Falam de mim, mas todo mundo ali também solta o verbo.



Cada um defendendo a sua pauta com bravura, como se ela pudesse derrubar a governança dos maus hábitos e estabelecer uma nova ordem, mais equilibrada. Ah, eu adoro. A ideia do sal — desculpem aí — foi minha, por sinal. Emplaquei a matéria de capa! E ainda hoje sinto a mesma emoção de quando era foca (nos tempos politicamente corretos, talvez até isso seja errado, chamar jornalista iniciante de foca; mas eu fui foca, fui feliz e sou feliz quando algo. Em mim faz renascer emoções como a da reportagem emplacada). Meu argumento na reunião de pauta: o sódio está na boca do povo, em todos os sentidos. No literal, está até demais. Só que as pessoas acham que tudo é uma questão de maneirar no saleiro. Ele é apenas uma parte da história. E, em muitos lares e cozinhas, nem é a parte mais importante. Sem contar leitores que me abordavam assim: "Será que eu preciso mesmo prestar atenção nessa história de sódio? Ora, eu nem tenho pressão alta!" Pronto: quem foi que disse que sódio tem a ver só com hipertensão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário