"" ✔ Reained All Night: Cérebro em dia e saudável

Cérebro em dia e saudável

Metal usado em baterias, o lítio ganha espaço também na área médica. Aqui no Brasil, cientistas da Universidade de São Paulo acabam de concluir que ele combate até os apagões na memória. No estudo, pacientes com transtorno cognitivo leve - que têm uma tendência maior para desenvolver a doença de Alzheimer -foram divididos em duas turmas. A primeira recebeu pílulas sem nenhum princípio ativo, enquanto os outros voluntários tomaram comprimidos à base de lítio.

"No segundo grupo, ao longo de dois anos, houve menos casos de conversão para o Alzheimer"

afirma o psiquiatra Wagner Gattaz, autor da pesquisa. A novidade é tão promissora que, agora, a meta consiste em descobrir a quantidade ideal da substância para um tratamento adequado. Imagine se um dia provarmos um efeito protetor de doses tão baixas que poderiam ser adicionadas e tomadas com a água potável", especula Gattaz.



EFEITO TÓXICO?

Quando ingerido em excesso, o lítio traz efeitos nada agradáveis, como tremores ou sonolência. Até a tireóide e os rins correm o risco de ser afetados por quantidades exageradas desse metal. Mas vale ressaltar que, na pesquisa, as doses utilizadas estavam bem abaixo das toleradas pelo nosso corpo. Em outras palavras, o importante é consultar um especialista e seguir à risca suas indicações.

RECARGA NA CABEÇA

Veja como o lítio resguarda o sistema neurológico do Alzheimer

MORTE CELULAR

Nessa doença, a proteína beta-amiloide se acumula entre os neurônios, impedindo a chegada de nutrientes. Eventualmente, isso leva à morte dessas células nervosas.

PANE NAS CONEXÕES

A alta concentração de beta-amiloide ainda dificulta a passagem de impulsos elétricos de um neurônio para outro. A comunicação emperra e as lembranças se vão.

Para que o lítio é usado: Depressão - Mal de Parkinson -Transtorno bipolardo humor

NA RAIZ DO PROBLEMA

O lítio inibe uma enzima que ajuda a produzir a beta-amiloide. A partir daí, essa proteína para de frequentar a massa cinzenta com a mesma assiduidade.

Acesse aqui e leia mais sobre saúde: http://corposaudavel.org/como-acabar-com-a-azia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário